Soluções Corporativas

Proposta de Servidores

SERVIDOR DE INTERNET – LINUX OU WINDOWS SERVER

O Sistema operacional do Servidor de Internet é o LINUX Kerio ou Windows Server 2012 R2.

Funções oferecidos pelo Servidor:

  1. Serviço de DHCP (gerenciador de IPs e DNS)
  2. Serviço de CACHE (grava os acessos da internet, fazendo o acesso mais rápido)
  3. Servidor Proxy com Kerio (Bloqueador de Sites, Conteúdo, Domínio e Arquivos de Downloads)
  4. Serviço de Firewall
  5. Virtualização
  6. Backup
  7. Servidor de arquivos e programas
  8. Servidor mysql para EDARI

1 – FUNÇÕES DO SERVIÇO DE DHCP

Gerencia os IPs da sua rede, permitindo a faixa de IPs que terão acesso pela internet e rede, fazer zonas de exclusão. Também Gerencia o uso da rede (Ex.: se um computador estiver usando a rede e outro não, ou 03 computadores usam a rede simultaneamente ele equilibra o uso de forma adequada.

2 – FUNÇÕES DO SERVIÇO DE CACHE

O servidor CACHE armazena todos os sites navegados e programas que usam recursos da Internet.

Essa função é de muita importância dentro de uma empresa onde vários computadores acessam a internet, causam a lentidão, mesmo que possua uma internet de alta velocidade. O servidor CACHE faz com os sites e programas que usam a internet, sejam salvos e atualizados.

Ex.: O departamento financeiro da sua empresa usa muito o site do Sintegra ou do Banco do Brasil, basta acessar uma vez, e na próxima vez que acessar estará usando o CACHE e não a internet, isso vale para todos os Computadores que acessam pelo servidor CACHE, deixando assim sua banda de internet rápida e livre para os serviços de internet como: navegação de forma geral, ver e-mails, programas que utilizam a internet e outros.

Com o servidor CACHE sua internet torna mais ágil e eficaz nas tarefas de uso diário.

3 – FUNÇÕES DO SERVIDOR PROXY

Kerio:

Com a popularização da Internet nas empresas, as pessoas passaram a realizar as mesmas tarefas em menos tempo. Porém, um novo problema surgiu .Uma vez que a Web oferece sites sobre os mais diversos assuntos, é muito comum encontrar funcionários que passam a maior parte do tempo apenas se divertindo. E é justamente para evitar problemas como este que existe o Kerio, um software em linux que permite que você tenha controle total sobre o acesso à internet da sua empresa.

Com o Kerio poderá ser feitos bloqueios de várias formas:

– Bloqueio por palavras: (cria-se um regra para proibir sites que tenha a palavra sexo, todos os endereços que tenha a palavra sexo ou o conteúdo, será proibido automaticamente)

– Bloqueio por sites: (cria-se um regra para proibir endereços de Sites ex.:www.orkut.com) outro exemplo é proibir um subdomínio dentro do site (exemplo o usuário pode acessar o www.terra.com.br, mas não pode acessarwww.terra.com.br/radio ou /bate-papo etc…)

– Bloqueio por Horário: (cria-se um regra para proibir o usuário de acessar internet durante o horário de trabalho, na hora do almoço, das 18:00 as 07:00 etc…)

– Bloqueio de arquivos: (cria-se um regra para proibir baixar arquivos de músicas ou filmes, ex: MP3, Clips, filmes etc…)

– Existem outros tipos de bloqueios personalizados que irá depender da necessidade da empresa.

Uma grande vantagem é que as chances de infectar os computadores reduzem bastante, pois esses sites como Orkut, sexo e outros são os que mais espalham vírus.

Relatórios:

Faz e gera relatório do CACHE e da Internet. O Relatório é gerado por totalidade de acesso da internet, por Usuário ou IP e por data (mês, semana, dia, hora). Ou seja fica gravado todo acesso da internet.

4 – FUNÇÕES DO SERVIÇO DE FIREWALL

Um Firewall é uma combinação de hardware e software cuja função é proteger de intrusos indesejados, as redes dos computadores. As principais funções de um firewall são a proteção entre uma rede local/privada e uma rede pública, como a Internet.

5 – ARQUIVOS EM REDE

Essa ferramenta centraliza todos os documentos e programas administrativos em um único local, onde todos tem acesso, com segurança e restrições de usuário. Ex.: Se o pc da Maria falha ela pode acessar seus documentos no pc do Renato.

6 – BACKUP

Essa ferramenta é indispensável nos dias de Hoje, pois image perder seus dados de anos por causa de eventuais queda de energia, onde o HD sofre danos. Como os dados de sua empresa fica hospedado no servidor, os backup´s podem serem feitos todos os dias, várias vezes se necessário, para: PEN-DRIVER, HD externo, ou HDs secundários.

7 – VIRTUALIZAÇÃO – Hyper-V

Essa ferramenta é para utilização de  vários servidor dentro de um único servidor, para rodas e separar aplicações bancárias, programas de estoque  e controle  e outros.

Solução para Windows Server 2008 R2 e 2012 R2.

SERVIDOR DE DOMÍNIO – WINDOWS SERVER 

O Sistema Operacional do Servidor de Domínio é o Windows Server 2008 R2

Controlador de domínio é um serviço do Windows Server 2008 R2 que se destina a centralizar todos os direitos de uma rede. Ou seja, os logins, as senhas, quem acessa o quê e quando. Os computadores então autenticam-se no controlador de domínio e recebem as permissões para cada função dos sistemas usado na empresa.

Funções oferecidos pelo Servidor de Domínio:

Controla todos os usuários e computadores da rede:

Essa função permite o Servidor colocar as regras para cada usuário. Ex.: O usuário Pedro, tem direito de administrador (pode fazer tudo de configuração e acesso). O usuário André, tem direito de usuário Padrão (pode usar rede e programas no computador, mas não pode alterar e fazer configurações). O usuário  Maria, tem direitos limitados (só pode usar o Word e o Excel, e o resto fica proibido; como internet, MSN, configurações, não imprime etc)

LEMBRANDO QUE ESSA CONFIGURAÇÃO DOS USUÁRIOS  É FEITA PELO SERVIDOR DE DOMÍNIO (Windows Server 2008 RC). OU SEJA TODA VEZ QUE O COMPUTADOR CLIENTE LIGAR ELE VAI ESTAR LOGANDO NO SERVIDOR E ADQUIRINDO AS CONFIGURAÇÕES E RESTRIÇÕES PARA CADA USUÁRIO.

Controle de acesso a rede e computadores.

O controlador de Domínio gerencia todos os computadores na rede, uma vez o computador ingressado no Domínio, ele fica protegido; EX.: se por ventura alguém chegar na empresa com  Notebook (um vendedor) e colocar o cabo da rede nele, ele não terá acesso a rede e arquivos compartilhados. O notebook só terá acessar se configurar no Servidor.

Outra vantagem é controlar/restringir acesso de computadores e pastas por usuário.

O servidor pode também controlar o horário de utilização de cada usuário. Ex.: O usuário Maria não pode ligar o Computador ou se logar em outro computador na hora da almoço.

Controle de Programas.

Esse recurso é utilizado para determinar quais aplicações (programas) o usuário terá acesso no domínio.

Ex.: O Usuário só poderá usar o Word, Excel, e Internet; e o resto fica proibido (como MS Messenger, Skype, Picasa, etc…)

Outra restrição é proibir o usuário de trocar de papel de parede, proteção de tela, painel de controle etc.

Acesso Remoto

Esse recurso faz com que os usuários da sua empresa como os gerentes ou vendedores, tenham acesso pela Internet aos programas e arquivos da empresa, usando a conexão de área de trabalho remota, de qualquer computador que esteja ligando a internet. (ex.: vendedores que precisam consultar preços e produtos e fazer pedidos pela internet)

Servidor de Programas e Dados

Com o Servidor de Domínio pode centralizar seus principais programas que compartilham banco de dados, onde ficará hospedado no servidor e os computadores clientes passam a enxergar pela rede o Servidor. Esse recurso é muito útil pois todos computadores acessam um único banco de dados. Por ex.: Se o computador da Maria queimou a placa-mãe, e ela ira ficar sem o computador por 02 dias, basta ela usar em outro computador pois o banco de dados está no servidor e não no computador local.

Monitorar todos os acessos e Registro da Rede e Internet.

Através do Software TI MONITOR SERVER da TI Software, é capaz de gravar todos os registro de programas, conversas de MSN, de chat, acessos aos programas administrativos, transações bancarias, teclas digitadas e outros. Funciona da seguinte forma:

Instala o programa cliente nos computados e o módulo Server no Servidor, todos acessos e registro do computador cliente é passado para o servidor, nada fica salvo no cliente e o cliente não tem como desabilitar.

Esse recurso é muito útil para observar se os funcionários estão trabalhando corretamente, e evitar possíveis falhas quanto à utilizações das aplicações da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>